Barra do Governo
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
E-mail:
Senha:
Loading
InWeb

A Web é um fenômeno de mídia tão importante e revolucionário quanto foi a invenção da imprensa por Gutenberg no século XV. Enquanto a invenção da imprensa democratizou, em parte, o acesso à informação, permitindo a produção em massa de livros e artigos impressos, a Web democratizou a produção de informação e conhecimento, até então monopólio de uns poucos agentes, tais como editoras e jornais. Com o advento da Web, qualquer pessoa com acesso a um servidor Web e um mínimo de conhecimento de HTML pode produzir páginas de conteúdo que ficam imediatamente acessíveis por meio de hyperlinks e posteriormente por meio das máquinas de busca.

O objetivo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (InWeb) é desenvolver modelos, algoritmos e novas tecnologias que permitam aumentar a integração da Web com a sociedade. O programa do Instituto compreende atividades relacionadas à pesquisa, à formação de recursos humanos e à transferência de conhecimento para a sociedade e para o setor empresarial. Pretendendo tornar mais efetiva e mais segura a distribuição de informação na Web, de forma a proporcionar um vetor de mudanças sociais e econômicas no País. Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia deverão ocupar posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) desenvolvendo programas de pesquisas consistentes e prioritários para o desenvolvimento científico e tecnológico e, particularmente, para a sociedade.

O InWeb é um dos 101 institutos aprovados pelo CNPq e é coordenado pelos professores do Departamento de Ciência da Computação da UFMG Virgílio Almeida e Nivio Ziviani e envolve quatro instituições: CEFET-MG, UFMG, UFAM e UFRGS. O projeto está sendo desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG em parceria com o departamento de Computação (DECOM) do CEFET-MG, Instituto de Informática/UFRGS e DCC/UFAM. Possui também colaboração da Escola de Ciência da Informação, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas(FAFICH) da UFMG.

Os professores do DECOM que participam do projeto são Adriano César Machado Pereira, Evandrino Gomes Barros e Cristina Duarte Murta.

Para mais informações sobre o programa, visite o site do InWeb.

© 2017 Departamento de Computação - CEFET-MG | Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira - Belo Horizonte - MG - Brasil | Tel: 55 31 3319-6870