Barra do Governo
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
E-mail:
Senha:
Loading
DECOM: Edifício Inteligente

Descrição:

...

Objetivo:

O objetivo geral desse projeto é a implantação de uma plataforma piloto de automação predial que permita a pesquisa em temas relacionados a "Internet das Coisas” e a formação de recursos humanos com experiência prática nessa área. O projeto prevê a elaboração de uma metodologia para a implantação de tecnologias de sensoriamento, controle,  comunicação sem fio ponta a ponta e integração de dados que torne prédios já existentes em edifícios inteligentes, energeticamente eficientes, seguros e acessíveis, cuja eficácia seria verificada na prática na implantação da plataforma.

 

Participantes:

 

  • Anolan Yamilé Milanés Barrientos. Doutorado. Area: Sistemas Distribuídos. Deve trabalhar em métodos eficientes de coleta, comunicação, integração, armazenamento, segurança e apresentação de dados, assim como aspectos relacionados a distribuíção de dados e controle.

  • Paulo Eduardo Maciel de Almeida. Doutor em Engenharia Mecatrônica (Escola Politécnica da USP). Suas principais áreas de interesse são: inteligência computacional, otimização, sistemas de controle e automação. 

  • Tales Argolo Jesus. Doutorado. Trabalha nas áreas de Controle de Sistemas Dinâmicos e de Robótica. Atividades a serem desenvolvidas no projeto: deverá trabalhar na área de sensoriamento, monitoramento, comunicação e controle.

  • Sílvia Calmon de Albuquerque. Mestrado. Trabalha nas áreas de Redes de Computadores e de Segurança de Redes de Computadores. Atividades a serem desenvolvidas no projeto: deverá trabalhar na verificação da instalação dos ativos da rede e dos sensores, fará a interface de comunicação entre a rede de sensores e as aplicações, auxiliará na proposta da política de segurança. 

  • Ramon da Cunha Lopes. Mestrado. Trabalha nas áreas de Sistemas Dinâmicos, Otimização e Sistemas de Energia. Atividades a serem desenvolvidas no projeto: deverá trabalhar nas atividades de sensoreamento, atuação dos elementos finais, controle, integração e otimização dos processos. Início das atividades: início do projeto.

  • Sandro Renato Dias. Doutorado. Atua na área de Redes de Computadores,  Sistemas Distribuídos e Segurança. Atividades a serem desenvolvidas no projeto: auxílio na verificação da instalação dos ativos da rede e dos sensores, definição da política de segurança. Início das atividades: início do projeto. Duração: 24 meses.

  • Bruno André Santos. Doutorado. Trabalha na área de neurociência computacional.Atividades a serem desenvolvidas no projeto: Integração de dados, auxílio nas atividades de modelagem de negócio.

  • Daniela Cristina Cascini Kupsch. Doutorado. Trabalha na área de Engenharia de Software, Interação Humano-Computador e Jogos educacionais. Atividades a serem desenvolvidas no projeto: deverá trabalhar nas atividades de modelagem de processos de negócio, desenvolvimento de software, avaliação de usabilidade, e testes de software.
  • ...

 

 

Outras informações:

http://home.decom.cefetmg.br/~anolan_decom/dokuwiki/doku.php?id=smartbuilding:start

© 2017 Departamento de Computação - CEFET-MG | Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira - Belo Horizonte - MG - Brasil | Tel: 55 31 3319-6870