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CEFET-MG

Matriz Curricular

Última modificação: Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

A matriz curricular do curso de Engenharia de Computação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) é estruturada em Eixos de Conteúdos e Atividades, a partir dos quais são desmembradas as disciplinas e as práticas pedagógicas constituintes do currículo.

Em linhas gerais, um Eixo de Conteúdos e Atividades consiste de um conjunto de conteúdos curriculares, coerentemente agregados, relacionados a uma área de conhecimento específica dentro do currículo incluindo as atividades envolvidas na sua implementação.

Na concepção dos Eixos de Conteúdos e Atividades, buscou-se inicialmente, constituir os eixos de caráter básico – conforme já previstos e, em certo sentido, recomendados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da área de computação e informática. Assim, foram propostos os seguintes eixos:

  • Matemática;
  • Física e Química;
  • Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas;
  • Fundamentos de Engenharia de Computação.

O eixo de Fundamentos de Engenharia de Computação compreende um corpo de conhecimento básico para a área de computação, qualquer que seja o curso superior proposto. Os conteúdos destes eixos retratam fielmente os conteúdos recomendados pela Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática da SESu/MEC nas Diretrizes Curriculares Nacionais da área de computação e informática.

Além destes quatro eixos básicos, o curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG está fundamentado em quatros eixos que compreendem as quatro vertentes de formação do Engenheiro de Computação formado na instituição, quais sejam:

  • Redes e Sistemas Distribuídos;
  • Engenharia de Software;
  • Sistemas Inteligentes;
  • Sistemas e Processos Produtivos.

Cabe observar que, destas quatro vertentes de formação, três – Redes e Sistemas Distribuídos, Engenharia de Software e Sistemas e Processos Produtivos – constituem-se em corpos de conhecimento de natureza disciplinar, melhor dizendo, constituem-se em subconjuntos coerentes que definem uma dada subárea dentro da computação.

A quarta vertente de formação – Sistemas Inteligentes – possui uma natureza eminentemente interdisciplinar, constituindo-se em um corpo de conhecimento orgânico que pode ser compreendido tanto como uma subárea dentro da computação – como defendem alguns autores – quanto como um corpo de conhecimento que pode ser utilizado em conjunto com qualquer das três outras vertentes propostas neste curso.

Cabe destacar que o conteúdo do eixo Sistemas e Processos Produtivos é reconhecido pela Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática da SESu/MEC como o conteúdo que distingue um curso de graduação em Engenharia de Computação de um curso de graduação em Ciência da Computação.

Finalmente, deve-se destacar o eixo de Prática Profissional e Integração Curricular, o qual aglutina de modo coerente e orgânico os conteúdos associados à prática profissional e demais atividades de integração curricular.

A tabela a seguir sintetiza os eixos de conteúdos e atividades do curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG:

Eixo Obrigatórias Ofertadas Optativas Ofertadas Optativas Necessárias por Eixo**
1 Matemática 450 120 330
2 Física e Química 240 150
3 Fundamentos de Engenharia de Computação 870 210
4 Redes e Sistemas Distribuídos 300 60
5 Engenharia de Software 390 180
6 Sistemas Inteligentes 300 360
7 Sistemas e Processos Produtivos 180 330
8 Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas 240 210 90
9 Prática Profissional e Integração Curricular 120 870 450
3090 2490 870
** A este valor deve ser adicionado 120 horas-aula a serem cumpridas em disciplinas eletivas ou optativas (c.f., Quadro 4), totalizando as 990 horas-aula de carga horária optativa/eletiva requerida.

Versão em PDF da matriz curricular do curso de Engenharia de Computação: Matriz Curricular