Matriz Curricular
Última modificação: Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018
A matriz curricular do curso de Engenharia de Computação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) é estruturada em Eixos de Conteúdos e Atividades, a partir dos quais são desmembradas as disciplinas e as práticas pedagógicas constituintes do currículo.
Em linhas gerais, um Eixo de Conteúdos e Atividades consiste de um conjunto de conteúdos curriculares, coerentemente agregados, relacionados a uma área de conhecimento específica dentro do currículo incluindo as atividades envolvidas na sua implementação.
Na concepção dos Eixos de Conteúdos e Atividades, buscou-se inicialmente, constituir os eixos de caráter básico – conforme já previstos e, em certo sentido, recomendados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da área de computação e informática. Assim, foram propostos os seguintes eixos:
- Matemática;
- Física e Química;
- Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas;
- Fundamentos de Engenharia de Computação.
O eixo de Fundamentos de Engenharia de Computação compreende um corpo de conhecimento básico para a área de computação, qualquer que seja o curso superior proposto. Os conteúdos destes eixos retratam fielmente os conteúdos recomendados pela Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática da SESu/MEC nas Diretrizes Curriculares Nacionais da área de computação e informática.
Além destes quatro eixos básicos, o curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG está fundamentado em quatros eixos que compreendem as quatro vertentes de formação do Engenheiro de Computação formado na instituição, quais sejam:
- Redes e Sistemas Distribuídos;
- Engenharia de Software;
- Sistemas Inteligentes;
- Sistemas e Processos Produtivos.
Cabe observar que, destas quatro vertentes de formação, três – Redes e Sistemas Distribuídos, Engenharia de Software e Sistemas e Processos Produtivos – constituem-se em corpos de conhecimento de natureza disciplinar, melhor dizendo, constituem-se em subconjuntos coerentes que definem uma dada subárea dentro da computação.
A quarta vertente de formação – Sistemas Inteligentes – possui uma natureza eminentemente interdisciplinar, constituindo-se em um corpo de conhecimento orgânico que pode ser compreendido tanto como uma subárea dentro da computação – como defendem alguns autores – quanto como um corpo de conhecimento que pode ser utilizado em conjunto com qualquer das três outras vertentes propostas neste curso.
Cabe destacar que o conteúdo do eixo Sistemas e Processos Produtivos é reconhecido pela Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática da SESu/MEC como o conteúdo que distingue um curso de graduação em Engenharia de Computação de um curso de graduação em Ciência da Computação.
Finalmente, deve-se destacar o eixo de Prática Profissional e Integração Curricular, o qual aglutina de modo coerente e orgânico os conteúdos associados à prática profissional e demais atividades de integração curricular.
A tabela a seguir sintetiza os eixos de conteúdos e atividades do curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG:
Eixo | Obrigatórias Ofertadas | Optativas Ofertadas | Optativas Necessárias por Eixo** | |
1 | Matemática | 450 | 120 | 330 |
2 | Física e Química | 240 | 150 | |
3 | Fundamentos de Engenharia de Computação | 870 | 210 | |
4 | Redes e Sistemas Distribuídos | 300 | 60 | |
5 | Engenharia de Software | 390 | 180 | |
6 | Sistemas Inteligentes | 300 | 360 | |
7 | Sistemas e Processos Produtivos | 180 | 330 | |
8 | Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas | 240 | 210 | 90 |
9 | Prática Profissional e Integração Curricular | 120 | 870 | 450 |
3090 | 2490 | 870 |
Versão em PDF da matriz curricular do curso de Engenharia de Computação: Matriz Curricular