Apresentação
Última modificação: Quarta-feira, 28 de novembro de 2018
O Curso de Graduação em Engenharia de Computação é ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) desde o primeiro semestre de 2007, possuindo quatro vertentes principais de formação:
- Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos;
- Engenharia de Software;
- Sistemas de Automação e Processos Produtivos;
- Sistemas Inteligentes.
A concepção da estrutura curricular do Curso assenta-se sobre os seguintes princípios básicos: flexibilidade curricular, transversalidade temática, estreita relação teórico-prática, investigação científico-tecnológica e valorização das atividades extraclasse.
Seguindo estes princípios, foi criado o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG, o qual encontra-se em conformidade com a atual legislação federal, bem como com as demais normas aplicáveis, incluindo aquelas internas ao CEFET-MG, tais como:
- Resolução CNE/CES No02, de 18 de junho de 2007;
- Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para Cursos de Graduação em Ciência da Computação e Engenharia de Computação (versão 2005);
- Resolução Nº. 1.010, de 22 de agosto de 2005, do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
- Resolução CNE/CES No11, de 11 de março de 2002;
- Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos da Área de Computação e Informática, propostas pela Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática – CEEInf da SESu/MEC e aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação;
Informações Básicas Sobre o Curso
- Número anual de vagas: 80 (40 vagas por semestre).
- Turno de funcionamento: diurno.
- Carga horária Plena do Curso: 4380 horas-aula ou 3650 horas.
Visão geral do Curso de Engenharia de Computação
A tabela a seguir apresenta uma visão geral da estrutura curricular proposta para o curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG:
Discriminação | Em horas-aula | Em créditos |
Disciplinas Obrigatórias | 3090 | 206 |
Disciplinas Optativas | 420 | 28 |
Disciplinas Eletivas ou Optativas | 120 | 8 |
Atividades Curriculares Optativas | 450 | 30 |
Estágio Supervisionado Obrigatório | 300 | 20 |
Carga Horária Plena do Curso | 4380 | 292 |
Com base na visão geral apresentada, observa-se que:
- Na concepção do curso, procurou-se enfatizar a formação teórico-conceitual básica do aluno, que lhe permitirá atuar em qualquer área dentro da Engenharia de Computação, bem como, desenvolver-se mediante processos de aprendizagem autodidata. Dessa forma, no currículo proposto:
- 690 horas-aula da carga horária plena do curso – aproximadamente 16% – correspondem conteúdos básicos de Matemática e Física.
- 870 horas-aula da carga horária plena do curso – aproximadamente 20% – correspondem a conteúdos básicos para a área de computação.
- Na distribuição da carga horária de disciplinas e/ou atividades optativas, buscou-se estabelecer limites de modo a induzir o aluno a desenvolver atividades curriculares de natureza variada, favorecendo sua formação diversificada, porém, integrada.
- Da carga horária plena do curso, 750 horas-aula – aproximadamente 17% – correspondem às atividades curriculares extraclasse (Atividades Curriculares Optativas e Estágio Supervisionado Obrigatório), o que, contribui para uma redução expressiva do tempo em sala de aula, conforme recomenda a Resolução CNE/CES 11/02. Destas, um total de 450 horas-aula consistem de atividades curriculares optativas, tais como: monitoria em disciplinas, iniciação científica e tecnológica e atividades de extensão comunitária.
Mercado de Trabalho
O Engenheiro de Computação possui sólida formação técnico-científica que o capacita a projetar e desenvolver sistemas computacionais de hardware e software. Ele poderá atuar em diversos segmentos, tais como:
- Indústrias de software e eletroeletrônicos;
- Empresas de telecomunicações;
- Empresas de automação;
- Consultorias em Tecnologia da Informação;
- Instituições financeiras;
- Instituições de ensino e pesquisa;
O egresso do curso de Engenharia de Computação deverá estar capacitado a assumir funções em diferentes níveis dentro de instituições públicas e privadas, seja de execução, gerenciamento ou de direção. Entre outras, o egresso do curso poderá assumir as seguintes funções:
- Diretor (de área tecnológica);
- Gerente (de tecnologia, de suporte, de sistemas e de desenvolvimento);
- Coordenador (de projetos, de sistemas e de suporte);
- Analista (de sistemas, de suporte, de banco de dados e de negócios);
- Projetista (de hardware, de software, de sistemas, de redes e de banco de dados);
- Engenheiro (de computação, de hardware, de software, de sistemas e de redes);
- Desenvolvedor (de sistemas e de software);
- Consultor (de Tecnologia de Informação);
- Empreendedor;
- Pesquisador;
- Professor.
A Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática, responsável pela proposição das Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos na Área de Computação e Informática, estima que do total de profissionais necessários para o mercado de computação, em torno de 25% a 50% deveriam ser egressos de cursos de Engenharia de Computação.
Perfil do Egresso
O aluno egresso do Curso de Graduação em Engenharia de Computação do CEFET-MG deverá ser um profissional com sólida formação científica e tecnológica no campo da Engenharia de Computação, capaz de compreender, desenvolver e aplicar tecnologias, com visão reflexiva, crítica e criativa, e com competência para identificação, formulação e resolução de problemas, comprometido com a qualidade de vida numa sociedade politicamente democrática, justa e livre; visando o pleno desenvolvimento humano aliado ao equilíbrio ambiental.
Tendo em mente estas considerações, o Curso de Graduação em Engenharia de Computação do CEFET-MG foi concebido, planejado e estruturado para formar um profissional que, no campo científico e tecnológico, seja capaz de:
- Desenvolver e aplicar conhecimentos lógicos, matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais no campo profissional;
- Utilizar a Matemática, a Física, a Ciência da Computação, conhecimentos de tecnologias modernas no apoio à construção de produtos ou serviços – em software e/ou hardware – seguros, confiáveis e de relevância à sociedade;
- Desenvolver novas tecnologias, a partir das tecnologias já estabelecidas, visando à geração de produtos e serviços;
- Identificar, formular e resolver problemas relacionados à Engenharia de Computação quantificando e avaliando a potencialidade técnica e econômica de tais soluções;
- Desenvolver capacidade técnica que permita avaliar e aproveitar oportunidades e necessidades regionais, nacionais e globais no sentido de atender demandas econômicas, políticas e sociais;
- Planejar, supervisionar e coordenar projetos na área da Engenharia de Computação;
- Conceber e realizar experimentos e práticas investigativas com capacidade para analisar os resultados e tomar decisões;
- Conhecer e aplicar normas técnicas na área de atuação profissional do Engenheiro de Computação;
Por outro lado, no campo do desenvolvimento humano e social, o egresso do Curso de Graduação em Engenharia de Computação do CEFET-MG deverá ser capaz de:
- Desenvolver uma visão sistêmica do ambiente e dos processos em que atua;
- Desenvolver capacidade de comunicação interpessoal, leitura, redação, interpretação e representação simbólica e gráfica;
- Interagir e se comunicar com profissionais da área de computação e profissionais de outras áreas no desenvolvimento de projetos em equipe;
- Compreender a necessidade e desenvolver a postura de permanente busca da atualização e de aprendizagem continuada nos campos profissional e técnico-científico;
- Abordar e solucionar problemas de Engenharia de Computação considerando, de forma crítica e integrada, os aspectos humanos, políticos, econômicos, ambientais, éticos, sociais e culturais;
- Desenvolver a capacidade de liderança, de empreendedorismo e de gerenciamento;
- Desenvolver a criatividade e a visão crítica e reflexiva em relação à sua prática profissional;
- Conhecer, avaliar e estar preparado para atuar de acordo com a legislação profissional da Engenharia de Computação;
- Atuar no campo profissional comprometendo-se com a realidade social e as necessidades ambientais.
10 razões para cursar Engenharia de Computação
- Computação e informática estão em todo lugar e fazem parte do dia a dia das pessoas: o mundo depende da informática;
- A engenharia de computação permite que você resolva problemas complexos e desafiadores;
- Há muitos problemas para serem resolvidos;
- O mercado de trabalho é aquecido e continuará assim por bastante tempo: há mais vagas do que pessoal qualificado;
- As carreiras são bem pagas e o pessoal da área está muito satisfeito com o trabalho;
- A formação em engenharia ajuda mesmo se você mudar de profissão ou carreira posteriormente: formação do engenheiro é considerada sólida e ampla;
- Você pode fazer parte do núcleo desta revolução digital que estamos vivendo;
- Grande oportunidade para trabalhar com inovação e criatividade;
- Há possibilidades para trabalho individual e em grupo;
- Oportunidades futuras sem limites.