MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Apresentação

O Departamento de Computação (DECOM) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), fundado no início de 2007, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação, formando profissionais em três dos principais níveis de formação de recursos humanos na área tecnológica, especificamente: ensino técnico, graduação e pós-graduação.

Constituído por um corpo docente qualificado, em sua grande maioria doutores e mestres, o DECOM vem se consolidando como um centro de excelência que busca cada vez mais desenvolver projetos em parceria com instituições públicas e privadas, para atender as demandas da sociedade brasileira na área de computação.

Neste contexto, o corpo docente do DECOM busca combinar teoria, prática e trabalhos multidisciplinares para formar profissionais qualificados e desenvolver soluções inovadoras para um mundo onde a computação se torna cada vez mais ubíqua e pervasiva.

Atividades de Ensino

No CEFET-MG, o DECOM provê recursos humanos e físicos para diversos cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação, atendendo especialmente aos seguintes cursos:

  • Curso Técnico de Informática;
  • Curso Técnico de Redes de Computadores;
  • Curso de Graduação em Engenharia de Computação;
  • Programa de Pós Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

 

Atividades de Pesquisa

O Corpo Docente do DECOM participa ativamente de atividades de pesquisa, sendo um dos principais departamentos do CEFET-MG a prover recursos humanos para o Programa de Pós Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

Neste programa, diversos trabalhos científicos de alta qualidade vêm sendo conduzidos, gerando resultados de grande relevância para a comunidade científica internacional e para a sociedade brasileira.

O Corpo Docente do DECOM desenvolve atividades de pesquisa em diversas áreas, tais como:

  • Otimização de Processos;
  • Recuperação de Informação;
  • Redes Complexas;
  • Sistemas Inteligentes.