MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

10/03/2017

Sexta-feira, 10 de março de 2017
Última modificação: Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

O Grupo de Computação Competitiva participou do IRONcup, torneio de Robótica do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) em Santa Rita do Sapucaí, do dia 06/03 a 08/03, com três equipes participando das provas de Seguidor de Linha e Sumô Lego.

Esta competição teve um custo reduzido (R$20,00 de inscrição por competidor com hospedagem em ginásio). Dessa forma não solicitamos auxílio financeiro para a participação, apenas o veículo oficial do CEFET-MG.
Obtivemos como resultados:
Na competição do Seguidor de Linha, alcançamos o 7º lugar dentre 14 competidores, dos quais 6 não conseguiram concluir a prova. Esta foi uma equipe composta por membros do PET, que, com poucos dias aceitaram o desafio de aprender a montar, gerenciar, programar o robõ seguidor de linha do GCC, carinhosamente chamado de Sandrord. Nossa avaliação da participação foi a melhor possível pois fizemos o percurso em 34 segundos e com certeza eles aprenderam muito e estão motivados para as próximas competições.
O robô Rasimov infelizmente foi eliminado da competição de Sumô Lego em sua terceira disputa.
Já o robô Monstro conseguiu chegar à final da competição Sumô Lego perdendo para o robô Zippi da equipe Trincabotz levando o CEFET-MG ao pódio com o primeiro e segundo lugares. Detalhe, nosso robô Monstro só perdeu para o robô Zippi, em duas partidas, sendo o único a derrotar um robô invicto da UNIFEI.
Nossas equipes estão melhorando a cada competição!
Este mesmo robô participará do ITR (International Tournament of Robots) a ocorrer em João Pessoa na Paraíba.
Dentre os participantes desta competição estavam discentes de escolas de 6 estados brasileiros, com destaque para equipes fortes da USP, UNIFEI, UFG, UFP e UFPR.
Finalizo esta mensagem agradecendo o apoio do CEFET-MG que fomentou esta viagem através do transporte, além do apoio de sempre das respetivas diretorias e coordenações de fomento da Graduação e do Ensino Técnico. Agradeço também à diretoria do Campus 2, chefia do DECOM, coordenadores de graduação e técnico do DECOM e setor de transportes, sempre presentes e disponíveis.
O meu muito obrigado a todos.
Abraço,
Sandro Renato Dias
Coordenador do GCC